Enquete

O PRIMEIRO ASSÉDIO NA VIDA DE UMA MULHER NOV 15.

O PRIMEIRO ASSÉDIO NA VIDA DE UMA MULHER

Definição: assédio sexual (atos, insinuações, contatos físicos forçados, convites impertinentes) é um tipo de coerção de caráter sexual praticada geralmente por uma pessoa em posição hierárquica superior em relação a um subordinado, mas também pode ocorrer nas relações familiares, entre amigos ou simplesmente por um desconhecido. Geralmente a vítima do assédio sexual é a mulher, embora nada garanta que ele também não possa ser praticado contra homens.

Acredite, a ameaça pode vir de quem você menos espera.

A campanha Meu Primeiro Assédio incentiva às mulheres a perderem o medo e a relatarem os primeiros casos de abuso que sofreram em suas vidas.

Por Patrícia Raizel

 

Vale a pena conferir Jornalistas de ZH aderem à campanha #primeiroassedio | Vídeos e Áudios | Zero Hora

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornalistas de ZH aderem à campanha #primeiroassedio |...

Produção: Letícia DuarteImagens: Anderson Fetter e Isadora NeumannIluminação: Fernando Gomes e Lauro AlvesEdição: Raquel Saliba

 

Visualizar em videos.clicrbs.c...

Visualizado por Yahoo

 

 

               

 

No Brasil, entre as políticas de combate a esse tipo de crime, está a Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, criada em 2005.

 A ligação gratuita pode ser feita por qualquer telefone - seja ele móvel ou fixo -particular ou público. A ferramenta funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados. As atendentes são capacitadas e treinadas para receber a denúncia e realizar o atendimento. 

O Ligue 180 fornece orientações e alternativas para que a mulher se proteja do agressor. A vítima é informada sobre seus direitos legais, os tipos de estabelecimentos que poderá procurar, conforme o caso. No entanto, o Ligue 180 ainda não é um disque-denúncia, e sim uma central de atendimento. A diferença entre os dois são as ações adotadas para o registro dos relatos. 

No disque-denúncia a própria ligação caracteriza um registro administrativo, que possibilita de imediato a instauração de um processo investigatório. A central de atendimento tem o objetivo em acolher a demanda e adotar o procedimento mais adequado para cada caso. A Central pode também encaminhar a demanda para que os órgãos competentes iniciem um processo de investigação e tratamento. 

Caso você queira também é possível recorrer as seguintes instituições:

Delegacia da Mulher mais próxima a sua residência ou até mesmo, dependendo do caso, o Ministério Público, através do Link  https://www.mprs.mp.br/siac/formulario/.



Twitter Facebook MySpace Google Bookmarks Yahoo! Bookmarks LinkedIn Mixx Reddit StumbleUpon Digg Del.icio.us
2015-11-05 11:38:10